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Um workshop só traz retorno quando o palestrante já subiu degraus suficientes para ministrar.

Know-how:

Know-how é um termo em inglês que significa literalmente “saber como“. Know-how é o conjunto de conhecimentos práticos (fórmulas secretas, informações, tecnologias, técnicas, procedimentos, etc.) adquiridos por uma empresa ou um profissional, que traz para si vantagens competitivas. Possui know-how a organização que consegue dominar o mercado por apresentar conhecimento especializado sobre algum produto ou serviço que os concorrentes não possuem.O know-how é aliado ao portifólio que o profissional deve ter, com o mais profissional que se pode ter.

O know-how está diretamente relacionado com inovação, habilidade e eficiência na execução de determinado serviço. É um produto valioso resultante da experiência.

Um exemplo de know-how são os conhecimentos detidos por uma empresa no contexto de franchising (franquia). O franqueador (dono da franquia) detém determinados conhecimentos práticos (know-how) – relacionados com a venda dos produtos ou prestação de serviços ao cliente final – que serão transmitidos ao franqueado.

Atualmente, além do know-how, uma empresa para ser bem-sucedida deve possuir o “know-why” (saber porquê), isto é, saber o motivo porque algo é feito de determinada maneira e para ser um mestre de workshop não basta somente ser bom de oratória e sim ter portifólio de apresentação.

O know-why é um conceito que surge em função de conhecer o mercado, ou seja, entender o porquê da necessidade das competências desenvolvidas pela empresa. É necessário que a empresa estude o comportamento dos consumidores para desenvolver produtos/serviços específicos.

A expressão know how remete para um grupo de conhecimentos que são essenciais para fabricar um certo produto ou para gerir um determinado negócio e pode estar relacionado a vertente tecnológica, como máquinas, sistemas informáticos, documentação técnica (cálculos, desenhos, fórmulas), instruções de fabricação, etc.

O know-how não é como algumas invenções patenteadas (protegidas pela lei), até porque muitas vezes é adquirido através de um esforço contínuo de muitos anos. Outras vezes apresenta um elemento de segredo, como o provérbio indica “O segredo é a alma do negócio”.

Agora iremos falar um pouco de Portifólio:

Um Portifólio é super  importante para um palestrante que sonha em  iniciar no mundo dos workshops, mas é importante deixar claro que para ser um profissional de destaque na área e se tornar um expert nos workshops é preciso realmente ter atingido um degrau acima dos demais que estão no mercado. Vamos exemplificar Moda. Se vai falar de moda, fotografia, desfiles …  para o publico em geral o profissional já como obrigação deverá ter realizado no mínimo diversos catálogos de moda para empresas do ramo da confecção. Não digo fotos de modelos vestindo looks de lojas pois lojas não repassa um objetivo de venda que um fabricante precisa, e nem trabalham em cima do CONCEITO. Um profissional que sonha em ser um bom palestrante tem de obedecer as escadas para se chegar ao objetivo maior, ou primeiro montar seu portifólio, trabalhar bastante na área, colocar  seu nome em diversos catálogos. Não basta só frequentar ambientes do gênero, tem de colocar mãos a obra e depois com vários anos de experiência terá Know Wow suficiente para não ser mais um com pouca esperiência no mercado e sim o “cara” naquele segmento.

 

 

 

 

 

 

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