Home / Moda / Projeto Moda Rio coleciona mais um sucesso

Projeto Moda Rio coleciona mais um sucesso

4ª edição do projeto superou as expectativas do público com palestras e workshops

O Projeto Moda Rio, que só cresce desde seu lançamento, em novembro do ano passado, realizou sua 4ª edição no último sábado, dia 25, no Santo Cristo, zona portuária do Rio de Janeiro. Tudo foi pensado para que durante as nove horas de evento os participantes absorvessem muito conhecimento, informação, dicas e coloquem alguns dos ensinamentos passados em prática. Foram preparadas rodas de conversa com autoridades do mundo da moda como o modelo Kadu Soares; a atriz, modelo e jornalista, Lica Oliveira e a produtora de moda e sócia-proprietária da agência Workshop Models, Kamila Lima, que abordaram no período da manhã temas como “O Mercado, suas vértices e oportunidades”, “Moda, produções fashions e as mudanças que vem sofrendo”.

Como a parte da manhã é mais teórica, à tarde foi a hora de praticar o que foi passado. Os jovens tiveram aula de expressões e movimentos corporais com o diretor de teatro, Marcio Moura; aula de passarela com o gestor do projeto e produtor de moda, Wallace Safra e kamila Lima. Para encerrar, mostraram toda a desenvoltura e habilidades técnicas num set de ensaio fotográfico com o fotógrafo Renato Júnior. Os jovens participantes têm entre 15 e 30 anos de idade, sonham com a carreira de modelo, com o mundo da moda.

O modelo Kadu Soares, que veio especialmente de São Paulo para participar do evento, fez questão de passar pelos workshops, desfilou para os jovens, se envolveu com o projeto. Todos amaram a presença do modelo durante o dia inteiro, pois puderam absorver ensinamentos dele. Para os novos profissionais, Kadu é mais do que uma referência, mas uma inspiração de que o sonho de se tornar modelo não é impossível. A palestra da atriz Lica Oliveira também foi bem comentada, os jovens interagiram muito, fazendo diversas perguntas para conhecer mais sua trajetória. A jovem Ohana Dankwa, de 20 anos, até se emocionou, pois desabafou e ganhou todo o apoio de Lica. A aula de expressão corporal com o professor de teatro Marcio Moura foi outro destaque, momento que os jovens puderam extravasar.

O projeto visa inserir novos talentos no mercado da moda, de forma acessível a todos, principalmente, jovens negros, que são cerca de 60% dos atuantes no projeto e, de vários pontos do estado do Rio de Janeiro. Até a terceira edição, que ocorreu em janeiro, circularam uma média de 170 pessoas. A ideia do projeto é do jovem produtor de moda, de 29 anos, Wallace Safra, que além de tocar o projeto ainda é colunista da Revista WMagazzinne, coah, sócio do ateliê By Izaquis, com 15 anos de história e um dos responsáveis pela Ouro Produções (produtora artística e de eventos) em parceria com Izaquis de Paulo. Para o projeto, Wallace conta com uma equipe de jovens capacitados como fotógrafos, maquiadores, assistentes de produção, produtores e, é claro, modelos.

Além de ajudar os profissionais no ingresso à carreira, o gestor explica que o Projeto Moda Rio tem a intenção de recolocar o Rio de Janeiro no circuito da moda nacional. Segundo o produtor, o Rio vem perdendo ótimos profissionais para outros estados, por conta da falta de mercado e investimento no setor.

 “Ao decorrer do tempo fui vendo essa demanda de saída, de excelentes profissionais para outros estados como São Paulo, em busca de trabalho e pensei que tinha que fazer alguma coisa, um movimento onde as pessoas pudessem ter uma referência de qualificação artística, de posicionamento, expressão, passarela, conversar, dialogar com pessoas que já estão no mercado. Assim surgiu o Projeto Moda Rio”, contou o diretor.

 A prova de que o projeto deu certo são exemplos de quem vivencia como o modelo Jhonathan Magno, de 24 anos, morador de São Gonçalo e um dos selecionados pelo projeto para a viagem a São Paulo, onde fará workshop com o coah Namie Wihby. O jovem que também trabalha como inspetor de alunos participa desde a primeira edição e ressalta que hoje sabe muito mais do que pensava em relação à moda, que a iniciativa tem sido fundamental para que seu objetivo de se tornar um modelo profissional se torne real.

“Posso afirmar que progredi demais desde a primeira edição em passadas, posicionamento e comportamento. O projeto foi onde comecei a ter um conceito atual da moda, a aprimorar minhas técnicas e tem contribuído muito para meu aprimoramento, principalmente, a postura, que antes eu não tinha e agora tenho devido a todos os ensinamentos que o Projeto Moda Rio tem desenvolvido”, destacou Jhonathan.

Com profissionalismo, dedicação, equipe estruturada e muita vontade de fazer acontecer, a 4ª edição do Projeto Moda Rio promete surpreender o público e se consolidar no calendário da moda carioca.

 Por dentro do projeto:

Além das edições, o gestor do Projeto Moda Rio, Wallace Safra, sempre pensa em atividades que acrescentem experiência e conhecimento para aqueles que estão começando a carreira, afinal, o projeto não pode parar! Após a edição do mês de março, haverá uma viagem a São Paulo de dois dias, no final de abril, onde 20 modelos que foram selecionados pelo diretor irão participar de workshop com um dos principais coach de passarela em nível internacional, o queridíssimo Namie Wihby, que com toda sua equipe no Namie Wihby School & Events, farão um belo trabalho, colocando estes profissionais em outros padrões de maturidade profissional.

 Onde acompanhar o Projeto Moda Rio:

 Página no facebook – https://www.facebook.com/projetomodario

 Campanha audiovisual – https://www.youtube.com/watch?v=62ZATDd3LYM

Instagram – https://www.instagram.com/projetomodario

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.Campos obrigatórios são marcados *

*