Home / Moda / Linda e Chic em diferentes ocasiões

Linda e Chic em diferentes ocasiões

Traje esporte? Black Tie? Passeio completo? Entenda o que você deve usar em cada situação.

Ao ser convidada para um evento, é preciso ficar atento ao traje sugerido no convite, também chamado de dress
code, isto é, com que roupa você deve se produzir para comparecer à festa sem pagar mico ou receber olhares fulminantes. Normalmente, o traje vem especificado no convite, mas muitas vezes precisamos usar o bom senso para escolher o look perfeito para a tal ocasião. De qualquer maneira, verdade seja dita, até mesmo quando sabemos qual será o dress code, bate aquela dúvida: afinal, o que é traje esporte, black tie ou passeio completo? Por isso, sempre que pintar qualquer suspeita de que você vai estar de calça jeans enquanto todo mundo estará de vestido longo ou terno e gravata – quem já não teve um pesadelo desses?
1- Traje Esporte
Ideal em ocasiões que acontecem durante o período matutino ou vespertino, tais como batizados, algumas exposições, aniversários mais importantes e etc. É o famoso “visual arrumadinho”. As mulheres podem usar diversas opções: vestidos leves, saias, camisas, blusas de costura ou tecidos diferenciados (pode até ser uma regata de tecido mais fino), terninhos em tecidos opacos e calças sociais. Nesse caso, o jeans até pode ser usado, desde que tenha uma lavagem mais escura e que seja um modelo básico (nada de rasgos, manchas ou apliques). Se o dia estiver quente,
aposte em tecidos levinhos, como crepe, gabardine e algodão. No frio, o melhor é usar roupas de tecidos mais encorpados, como lã.
Sapatos e bolsas
Sapatos fechados ou de salto alto não são obrigatórios, mas use o bom senso para escolher um modelo que deixe a produção harmônica. Sapatilhas são ótimas opções para todas as idades e tipos de corpo. Além disso, se bem escolhidas, não machucam e nem cansam o pé. Sandálias e mocassins estão liberados também. Quanto às bolsas, escolha as de tamanho médio ou pequeno.
Acessórios
Quanto mais discretos, mais garantido e mais charmoso. Apesar disso, você pode usar algum colar diferente e estiloso – prefira os de metal, como prata ou dourado – e acertar em cheio. Vai
de cada um…
Dicas
Para não errar e nem abusar da sorte, prefira as roupas lisas. Estampas só se forem mais discretas ou com poucas cores. A menos que você seja bem magra ou tenha o corpo sob medida, deixe de lado as peças de cores claras (amarelo, laranja, branco, creme, azul claro e variações). Apesar disso, os tons pastel são bem vindos aqui.
Caso queira usar vestido e não se sinta bem com as pernocas de fora, se jogue na meia calça de cor compatível com sua produção e seu sapato. As escuras são ideais para pernas mais gordinhas. Peças de alfaiataria estão
totalmente liberadas e são boas opções sempre.
Beleza
A maquiagem deve valorizar seus pontos fortes. Como nesse caso o evento é no período da manhã, nada de carregar a pele. Base leve e com FPS, blush leve, máscara para cílios e uma corzinha na boca já está ótimo. Deixe de lado o pó compacto e os itens com brilho. Prefira também as sombras de cores mais claras e evite combiná-las com a cor da roupa, pois não é um truque interessante. Uma boa dica de maquiagem para ser usada de manhã são aquelas na cor marrom, que é sofisticada ao mesmo tempo em que não carrega o visual. O cabelo pode ser solto, ao natural ou escovado, ou então em um penteado moderninho. Rabos-de-cavalo e coques soltinhos são boas opções.
2- Traje Passeio / Esporte Fino / Passeio informal / “Tenue de Ville”
Traje perfeito para o teatro, almoços e vernissages, conferências, coquetéis e para as famosas baladas ou para
alguns restaurantes com os amigos e com o namorado, ou namorada, – ou paquera, ou rolo ou demais variantes. Tenha na cabeça que este é um traje informal mais chique do que o traje esporte. Portanto, nada melhor do que tailleurs, terninhos, pantalonas de tecido social, conjuntos para o dia e vestidos de cores neutras em material discreto e elegante. Enfim, escolha peças mais arrumadas e tecidos sofisticados (mais finos). Texturas diferenciadas para as roupas também podem ser bem vindas.
Sapatos e bolsas
Para carregar os pertences, bolsas de tamanho moderado para o dia e pequenas para a noite. Opte pelo salto,
mas caso seja impossível para você, sapatilhas mais elegantes também estão valendo. Lembre-se de que a regra de combinar o sapatos, a bolsa e o cinto ficou nos livros de moda da tataravó. Isso significa que se você pode usar uma bolsa vermelha com um sapato marrom, por exemplo, desde que eles combinem entre si – eles podem ser do mesmo material.
Acessórios
Os acessórios devem ser mais sofisticados e não muito grandes, mas podem ter o design simples e não precisam ter brilho.
Dicas
Acabou a mamata – nada de saias curtas e nem shortinhos! Texturas diferenciadas para as roupas podem ser bem vindas e surpreender o visual. Você também pode dar um toque de charme para seu look apostando em uma peça com um toque de cor – que tal um vestido preto de algodão com um brinco delicado de turquesa e uma bolsa na cor vinho, por exemplo?
Beleza
No make, continue básica, mas se quiser pode usar um batom de cor for te, lápis nos olhos e uma leve sombra esfumada. Se o evento for na parte da manhã, nada de pó ou brilho para não deixar a pele com aspecto pesado. Deixe de lado também as sombras muito coloridas. O cabelo pode continuar ao natural ou escovado. Nesse caso, não há produção específica para os fios.
3- Traje Social / Passeio Completo/ Passeio formal
Para ser usado em jantares, casamentos de dia, coquetéis, óperas, concertos e grandes eventos. Este é o caso do evento “bam-bam-bam”. É quando você já liga para aquela amiga para saber o que ela vai vestir e recebe outras dezenas de ligações de outras amigas para especular o que você vai, afinal de contas, escolher do seu guarda-roupa.
As mulheres devem vestir tailleures, vestidos e saias (dos mais variados comprimentos: longo, longuete e até curto-com-bom- senso) e blusas de materiais refinados (seda, cetim, tafetá ou musseline). Calça? Só se for social, nada de jeans.
Sapatos e bolsas
São indispensáveis o sapato ou a sandália de salto alto em materiais nobres como verniz ou couro (metálico ou não) e a bolsa pequena. Aqui também não há necessidade de combinar o sapato e a bolsa, desde que eles não briguem entre si no todo da produção. Para não errar, escolha o mesmo material para a bolsa e o sapato. Daí as cores podem ser diferentes. É importante lembrar que, em casos de eventos na praia ou em sítios e chácaras, o sapato ou a sandália podem ser sem salto, claro.
Acessórios
Os acessórios podem ser jóias finas, xales e echarpes, mas lembre-se de não carregar muito, para não fazer papel de “perua”. Evite misturar dourado e prata também, a menos que seja um brinco que tenha os dois metais, por exemplo.
Dicas
Nesse caso pode valer a regra “na dúvida, vá de preto”. É fácil, sempre elegante e ao mesmo tempo básico – isso sem falar que emagrece. Caso for deixar as pernas de fora, pode optar por uma meia fina, que é sempre elegante.
Beleza
Capriche, pois a maquiagem precisa ser mais elaborada – pode usar base, pó, blush, muuuita máscara para abrir o olhar, lápis, sombras (que não sejam da cor da roupa, por favor), batonzinho da cor de sua preferência, iluminador
nos pontos estratégicos e etc. As unhas precisam ser feitas e pintadas e o cabelo, arrumado – pode ser escova, ondas soltas, rabo-de-cavalo mais arrumadinho, coque e etc.
4- Traje Black Tie / Rigor / Tenue de Soirée
Para ser usado “naquela festa”, aquela em que há ansiedade, promessas de dietas malucas para caber naquela roupa, gastos e mais gastos com peças incríveis…enfim, é o momento da superprodução. Você deve trajar black tie em casamentos noturnos, comemorações especiais, festas de debutante, formaturas, recepções e em qualquer festa glamorosa. Mulheres, preparem-se: vestidos longos superelegantes, saias com tops em tecidos luxuosos (georgette, seda, cetim, shantung, tafetá, etc – com ou sem bordados e/ou aplicações) são as opções.
Sapatos e bolsas
Sapatos fechados ou sandálias de salto com meias ultrafinas (ou nada de meias). As bolsas devem ser pequenas ou as famosas bolsas tipo carteira.
Acessórios
Este é o emocionante momento de usar aquela jóia digna do Oscar. Invista em jóias finas ou imitações muito bem feitas, sempre bastante delicadas.
Dicas
Se o vestido for muito trabalhado, prefira acessórios ainda mais discretos. Nesse caso, o excesso é simplesmente
pecado! Para este tipo de traje, recomenda-se sempre usar vestidos ou saias – nunca calças – e o ideal mesmo é que o comprimento seja longo. Mesmo assim, há pessoas que insistem nos curtos. Se esse for o seu caso, saiba que então
você deverá escolher “O Vestido” e tenha em mente que ele deve ser o mais sofisticado possível. Jamais use modelos super curtos e dê preferência às estampas lisas. Você pode quebrar a casualidade do vestido investindo em uma jóia de brilhantes, por exemplo.
Vale aqui um bom alerta para quem adora um exagero: Nem sempre o mais elaborado é o mais chique. Vestidos simples – sem bordados, volumes ou brilhantes – podem ficar incríveis se tiverem um bom caimento no corpo. A prova está nesta questão: Quem nunca se sentiu o máximo com um tubinho preto super básico?
Beleza
A maquiagem aqui deve ser bem elaborada e com direito a tudo. Porém, muita atenção em relação às cores. Dê preferência para sombras de tons discretos para não fazer feio. Pode carregar no pretão dos olhos, se esse for seu estilo, ou pode optar pelo marrom. Cílios postiços também são permitidos e podem deixar os olhos muito sensuais.
Apenas cuidado para não exagerar no tamanho (o menor possível já faz uma grande diferença). Iluminador nas têmporas e no canto interno dos olhos é lindo – mas se optar por esse truque, desista de fazer um olho pretão, apenas dê uma pequena esfumada com o lápis, que pode ser cinza, grafite, preto, azul escuro (perfeito para olhos azuis) ou marrom – A boca pode vir de todos os jeitos, com ou sem gloss, vermelha, nude e etc. Para os cabelos, um penteado é indispensável. Mas procure fugir da obviedade e escolha looks mais modernos e – por que não? – até despojados. Os presos são sempre elegantes, mas se você não se sente bem, pode deixar os fios soltos e encorpados, com um volume sexy sob medida, que pode ser conquistado com escova e chapinha, bobes e/ou baby liss solto, e sem nenhum arrepiado, de preferência.


Fotos: Helmut Hossmann
Modelo: Nathalia Pinheiro


Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.Campos obrigatórios são marcados *

*