Home / Espaço Gourmet / Les Pantagruels promoveu intercâmbio de sabores e jantares memoráveis em Búzios (RJ)

Les Pantagruels promoveu intercâmbio de sabores e jantares memoráveis em Búzios (RJ)

Dezesseis chefs franceses e brasileiros cozinharam no balneário com ingredientes regionais exóticos

Imagine misturar o tradicional foie gras francês ao amazônico feijão Santarém? Essa foi apenas uma das muitas invenções que permearam a sétima edição do encontro Les Pantagruels, entre os dias 24 e 28 de outubro, em Búzios (RJ). A ideia do evento é celebrar a união de duas culturas e tradições culinárias únicas: o requinte francês e a inventividade brasileira. O encontro, que vai muito além da comida, tem como um dos focos a convivência, realizando a interação do público presente com os chefs convidados. Entre eles, franceses premiados e brasileiros renomados, tornando o evento um dos poucos no mundo a trazer essa proximidade.

 Idealizado pelo casal francês Paul e Françoise Lindemann, fundadores do Hotel Le Relais La Borie, na praia de Geribá, o conceito do Les Pantagruels é de ser um tempo de boa vivência acompanhada de pratos inéditos, misturando o melhor da cozinha francesa com ingredientes brasileiros. Em 2017, essa ideia foi ampliada e aprofundada, com a introdução do Circuito Pantagruels, em que o evento se espalhou pela cidade em jantares por 4 restaurantes em pontos turísticos do balneário. E, também, com a apresentação de cerca de 50 ingredientes exóticos de 4 regiões brasileiras, trazendo um grande desafio à criatividade dos chefs em pensarem pratos realmente únicos e inéditos.

 “A diversidade da matéria-prima brasileira foi o fascinados, tanto para os chefs, quanto para o público. Além disso, os chefs, tanto brasileiros como franceses, residentes aqui ou de fora, estão maravilhados com Búzios e – principalmente – honrados em poder encantar a cidade e os presentes,”  explica Nicolas Lindemann, diretor de Marketing do hotel Le Relais La Borie.

 INGREDIENTES E CRIAÇÕES INÉDITAS

Com os ingredientes brasileiros exóticos que foram apresentados, os chefs despertaram os sentidos e a criatividade, e trouxeram ao público pratos inéditos com sabores surpreendentes. Entre eles a polenta de mandioca com caranha, cúrcuma e bisque de buriti; o royal de foie gras com espuma de feijão Santarém com trufas negras; alem de sobremesas como o crème brûleé de cupuaçu; o flan de pequi. Só o chef Humberto Marra, por exemplo, trouxe mais de 80 quilos de insumos do cerrado, que puderam ser apresentados aos outros chefs, surpreendendo todos os presentes. Foram produtos do Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste do Brasil, como o pequi, a guariroba, o urucum, a pimenta rosa, o tambaqui, o cajuzinho de Goiás, queijo Serra da Canastra, entre muitos outros.

 CIRCUITO PANTAGRUELS

Nesta edição, além do Chez Françoise, restaurante do La Borie, participaram também 4 outros restaurantes da cidade. Escolhidos por sua excelente e renomada cozinha, além de representarem pontos emblemáticos de Búzios,  Cigalon Restaurant (Rua das Pedras), Taverne 67 (Rua Turíbio), Donna Jô (Porto da Barra) e Bar do Zé (Orla Bardot), receberam o Circuito Pantagruels no dia 27 de outubro. Os chefs criaram um menu exclusivo, composto de 3 passos, que levou ao público, e ao coração do balneário, essa integração entre as duas culturas gastronômicas. E, no mesmo dia, o Chez Françoise recebeu o já tradicional jantar pantagruélico.

 grand finale aconteceu no Chez Françoise, no dia 28 de outubro, em um jantar celebrando a alta gastronomia de Brasil e França, com o melhor do que foi pensado e criado durante o intercâmbio. Um menu de 5 passos, quando os chefs tiveram a oportunidade de colocar em prática sua criatividade para surpreender os presentes com pratos totalmente inédito.

 “O momento do Circuito Pantagruels foi de uma profundidade excepcional e reforça Búzios ao seu lugar, como uma “aldeia do bem viver“. Enfim, tudo se resume a isto: durante uma semana, 17 chefs e centenas de convidados estavam juntos para viver bem. Para fazer da vida um momento bom de compartilhar e estar juntos. Com toda a simplicidade. Sentimos que o espírito do Pantagruels está crescendo,” concluiu Nicolas.

 OS CHEFS PARTICIPANTES

1.     Nicolas Frion: Sudoeste da França (1 Estrela Michelin);

2.     Olivier Briand: Norte da França (eleito melhor bistrô em 2006);

3.     Bruno Capellari: Sul da França (Bib Gourmand Michelin);

4.     Humberto Marra: Chef embaixador do Centro-Oeste do Brasil;

5.     Natacha Fink: Chef embaixadora do Norte do Brasil;

6.     Roberta Ciasca: Chef embaixadora do Sudeste do Brasil;

7.     Marcones Deus: Chef embaixador do Nordeste do Brasil;

8.    Philippe Brye: Francês residente no Rio de Janeiro (Pâtissier do Sofitel);

9.     Antoine Patrick Caestecker: Francês residente em São Paulo (Membro da Academie Culinaire de France);

10.  Sébastien Laurent Michaut: Francês residente em São Paulo;

11.  Frederic Monnier: Francês residente no Rio de Janeiro (Chef Maître Cuisinier de France);

13.  Sonia Persiani: Argentina residente em Búzios – Chef embaixadora de Búzios (Cigalon);

14.  Joana Gallo: Chef embaixadora de Búzios (Donna Jô);

15.  Frank Gérard: Francês residente em Búzios – Chef embaixador de Búzios (La Taverne 67);

16.  Leandro Ferreira: Chef embaixador de Búzios (Bar do Zé);

17.  Paulo Cezar Cordeiro: Chef residente do Les Pantagruels (Chez Françoise).

 EXPECTATIVA 

“A nossa expectativa, ou melhor, a expectativa de todos os Pantagruels é manter esse momento verdadeiro de encantar e deixar-se encantar. Em 2018, contamos com todos, além de mais ingredientes desafiadores. Contamos com mais propostas para o Circuito Pantagruels e com pessoas que compartilhem da mesma ideia e sentimento. E que deixarão uma mensagem de puro prazer dos sabores e vivência, molhado numa pequena lagrima de saudade,” disse Nicolas Lindemann, já imaginando a próxima edição do encontro.

 RESUMO

Foram 16 grandes chefs, sendo eles: 3 franceses vindo da França; 3 franceses residentes no Brasil; 1 belga residente no Brasil; 4 chefs brasileiros embaixadores de regiões do país; 5 chefs residentes de Búzios, embaixadores do balneário.

 O  ENCONTRO LES PANTAGRUELS

O Les Pantagruels tem como inspiração a reprodução do espírito criado pelo escritor François Rabelais em suas histórias. Ou seja, um encontro de amigos, em total descontração, onde se degusta das melhores comidas num clima fraternal.  O evento foi idealizado pelo casal francês Paul e Françoise Lindemann, com a intenção de ser um tempo de boa vivência acompanhada pelo melhor da gastronomia francesa e brasileira. Já participaram em outras edições do festival grandes nomes da gastronomia francesa, como: Marc Meurin, duas estrelas no guia Michelin; Patrick Gauthier, uma estrela no guia Michelin; Emmanuel Ruz, uma estrela no guia Michelin; Didier Aniés, uma estrela e chef MOF (Meilleur Ouvrier de France) entre muitos outros.

 PARCEIROS LES PANTAGRUELS

Entre as marcas parceiras do evento, participam importantes nomes de diferentes segmentos. Renault, Tok di Kasa, Casa Valduga, Champagne Brimoncourt, Água Platina, Cachaça Magnífica, Carmen Steffens e Tramontina. A decoradora Raquel Goulart e a Art Frame Búzios também são apoiadores do encontro

 MAIS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Marcio de Souza

marcio@midiabacana.com

(21) 99229-6833

Foto: Alvinho Duarte / 2A Fotografia.

 




Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.Campos obrigatórios são marcados *

*