Home / Uncategorized / ´´Lavagem & Benção da Avenida´´- sambódromo Marquês de Sapucaí

´´Lavagem & Benção da Avenida´´- sambódromo Marquês de Sapucaí

Último dia dos ensaios técnicos,é o momento de se pedir a benção a todos os santos,é quando se abre ecumenicamente o carnaval
é tempo de se recordar que o carnaval é uma festa da cultura negra.É uma festa onde não existe preconceito e todos tem lugar.
É quando se homenageia os mais velhos e as crianças…por isso só entra na avenida as crianças das escolas do amanhã e todas as baianas de todas as escolas…e por respeito todas as porta bandeiras…É quando todos vem de branco.

Acontece uma cerimônia em Yeoruba…veja no meu perfil pessoal no facebook zequinha santos,seguida por uma oração católica.
Quando o padrinho,o ator Milton Gonsalves declama um texto em Guarany e logo depois narra a história do local …sabiam que onde hoje é o sambódromo,tempos atras era uma área onde existiam centros de ubanda e cemitério de escravos.


O desfile procissão conta apenas com a imagem do padroeiro da cidade olímpica,São Sebastião….a bateria é composta por ritmistas de todas as agremiações,onde algumas baianas lavam a avenida com água de cheiro(alfazema),outras jogam ramos de arruda,outras desfilam com espadas de são jorge ou comigo ninguém pode,flores brancas palmas amarelas.E na última ala vem as com defumadores na mão.


Como todo ano o puchador oficial,Dudu Nobre,e na bateria o senhor prefeito Eduardo Paes,tocando seu tantam.
Essa edição foi marcada pelo retorno da rainha das rainhas de bateria,Luiza Brunet…afastada a 4 anos da folia… ainda tivemos estreiando o cantor Junior Filardis,irmão da ex modelo e atriz Isabel Filardis,puxando o hino a São Sebastião…


Encerrando a procissão desfile vem o bonde da alegria,que traz os mais velhos das velhas guardas,bandeiras das agremiações.
Teve até os 5 minutos de fama com Antônio Correia,por ter ido sambar com a diva Luiza Brunet…


Religiosamente o carnaval foi abençoado e decretado aberto,a partir de então estamos sob as ordens e decretos de sua alteza o Rei Momo e sua corte imperial.
Se você leitor seguidor e fã ainda não sabe onde assistir aos desfiles aconselho entrar no site www.foliatropical.com.br
que tenho certeza que lá certamente terá um lugar…tenho acompanhado as obras e garanto o lounge camarote all inclusive será um luxo.


Obrigado pela audiência e continuem visitando nossas bem detalhadas galerias e vamos a folia,respeitando o próximo.
VAMOS ACABAR COM O MOSQUITO.SÓ DEPENDE DE NÓS,não acumule lixo,não deixe água parada..
Se beber não dirija e use camisinha.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.Campos obrigatórios são marcados *

*

%d blogueiros gostam disto: