Home / César Magalhães / Comemoração do aniversário da Rainha Elizabeth II celebra a inovação britânica

Comemoração do aniversário da Rainha Elizabeth II celebra a inovação britânica

Recepção realizada ontem no Rio de Janeiro comemorou os 91 anos da monarca com exposição em realidade virtual

Na noite desta terça-feira, cerca de 100 convidados entre empresários, membros das comunidades diplomática, científica, acadêmica e representantes dos governos estadual e municipal, reuniram-se na residência do Cônsul-Geral britânico, Jonathan Dunn, em Laranjeiras, para comemorar o aniversário da Rainha Elizabeth II. A celebração, realizada tradicionalmente pela Missão Diplomática Britânica no Brasil, marca os 91 anos da monarca, cujo reinado é o mais longo da história do Reino Unido.

O evento, entretanto, não se ateve apenas ao tradicional: uma exposição em realidade virtual abordou algumas das grandes invenções criadas no Reino Unido. Curiosamente, muitas delas ocorreram ao longo do reinado de Elizabeth II. Os convidados foram transportados, através da tecnologia, para uma galeria virtual, e conheceram as invenções britânicas que mudaram o modo como vivemos hoje, como a holografia e o grafeno, material considerado como o mais versátil do mundo, sendo aplicado desde a manufatura de máquinas até o tratamento de água potável. O Reino Unido é reconhecido atualmente como o quinto país mais inovador do mundo, pelo Índice Global de Inovação.

O ano de 2017 marca o aniversário de 400 anos da primeira patente registrada no Reino Unido. Para celebrar a ocasião, o Governo Britânico lançou a campanha “GREAT for Imagination”, que destaca as inovações britânicas dos últimos quatro séculos, que vão da moda à indústria do cinema.

O novo embaixador britânico para o Brasil, Vijay Rangarajan, em seu discurso durante o evento, declarou: “Reino Unido e Brasil são duas nações inovadoras. Grandes realizações acontecem quando atuamos juntos. Com o Fundo Newton, por exemplo, de 2014 a 2021, mais de 315 milhões de reais terão sido investidos, em colaboração com o Brasil nos campos de pesquisa e inovação, para a solução de problemas globais, como mudanças climáticas, doenças e agricultura”.

O diplomata encerrou seu discurso com um brinde à Rainha: “Elizabeth II também é um exemplo de inovação. Em 1953, sua coroação foi um marco da história televisiva, com uma audiência de mais de 20 milhões de pessoas, praticamente o dobro do alcance do rádio na época. Também foi a primeira monarca a enviar um e-mail, em 1976, e lançou o primeiro website real em 1997”.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.Campos obrigatórios são marcados *

*