Home / Saúde / Botox para o sorriso? Dentista das celebridades esclarece algumas dúvidas

Botox para o sorriso? Dentista das celebridades esclarece algumas dúvidas

A toxina botulínica é produzida pela bactéria Clostridium Botulinum e provoca o que chamamos de denervação (relaxamento) muscular através da inibição do neurotransmissor acetilcolina na junção neuromuscular.

     Em meio às polêmicas e protestos da classe médica, o procedimento vem se tornando cada vez mais comum nos consultórios de dentistas, edesde setembro de 2016 uma resolução do CFO ( Conselho Federal de Odontologia) autoriza o cirurgião-dentista a utilizar o Botox para fins funcionais e estéticos em toda face. O Botox tem sido usado para tratamentos como sorriso gengival e bruxismo, além de atuar como elemento coadjuvante em cirurgias. Mas, assim como todo procedimento, alguns cuidados devem ser tomados na hora da aplicação. Para esclarecer algumas dúvidas o Dr. Fábio Paes, responsável pelo sorriso de celebridades como Gustavo Lima e Eduardo Costa, esclarece algumas dúvidas.    

 

 

Repórter: Sabemos que o Botox é fundamental para correção de sorrisos assimétricos. Quais os cuidados no pós-procedimento? 

Dr. Fábio Paes: Alguns pontos vermelhos podem ser visíveis na sua pele após aplicação do Botox que devem desaparecer em algumas horas. Não aplique compressas no local de tratamento para evitar mover o produto das áreas ideais. Se aparecer algum sangue no local da injeção, limpar com algodão embebido em água fria. O aparecimento de hematomas e edemas pode ser disfarçado com aplicação de maquiagem.  Não faça massagem na região tratada. 

Embora o tratamento com toxina botulínica não requeira nenhum tempo de inatividade, sendo a rotina do paciente retomada imediatamente após o procedimento, os pacientes são aconselhados a esperar 24 horas antes de realizar atividades físicas e instruídos a esperar 4 horas antes de deitar. Movimentos faciais também devem ser evitados.    

 

Repórter: Existe alguma contra indicação nesse procedimento?

Dr. Fábio Paes: É contraindicado fumar e ingerir bebidas alcoólicas após o tratamento com toxina botulínica. O Botox, assim como todo medicamento, é contraindicado para pacientes que apresentam alergia a qualquer componente de sua formulação. Mulheres grávidas ou em amamentação, portadores de doenças neuromusculares, imunológicas e coagulopatias (ou ainda pessoas que utilizem anticoagulantes, aminoglicosídeos e drogas que interfiram na transmissão neuromuscular) não devem ser tratados com a substância.  Vale ressaltar que a toxina em si não é tóxica. Para ser tóxica a dose precisaria ser mil vezes maior do que a dose usada nos procedimentos. 

 

Repórter: Esse procedimento de Botox necessita de retoque? Qual tempo para retocar?

Dr. Fábio Paes: Não há necessidade de retoque se for bem planejado e executado. Caso seja necessário deve ser feito em até 14 dias após a aplicação. A duração varia de 4 à 7 meses.

 

Repórter: Qual a idade mínima para  o procedimento?

Dr. Fábio Paes: Recomenda-se após os 18 anos.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.Campos obrigatórios são marcados *

*