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Alimentação saudável: Quanto mais natural, melhor!

Diferença entre natural, integral e orgânico!

 

É muito importante manter uma alimentação saudável. Existem inúmeras maneiras de se atingir esse objetivo. É comum ver produtos rotulados como naturais, orgânicos ou integrais, mas quais são benefícios e diferenças que cada um traz para a sua saúde?

Alimento integral: o que é? O termo alimento integral refere-se a qualquer alimento que está tão perto de seu estado natural quanto possível para o consumo. Isto significa que a comida é não transformado e não refinada. Alimentos integrais são livres de produtos químicos, aditivos e conservantes.

Alimento integral:  benefícios Quando os alimentos são processados , vitaminas, minerais, fibras e água são frequentemente perdidos durante o processo, o que torna a comida menos saudável. Muitas vezes, corantes artificiais, conservantes e aromatizantes são adicionados aos alimentos durante o processamento. Todas essas coisas podem afetar negativamente a saúde. Alimentos integrais não são processados nem têm qualquer destes aditivos insalubres. Além disso, alimentos integrais não tem qualquer adição de açúcares desnecessários e sal. Ambos têm conexão para a obesidade e pressão arterial elevada. O corpo humano pode quebrar açúcares naturais e sódio melhor do que aditivos artificiais. Frutas e legumes são um exemplo simples de um alimento integral. Outros tipos de alimentos integrais incluem nozes, grãos como o arroz, sementes, leite, ovos e certos cortes de carne, peixe e aves. Se quaisquer aditivos foram adicionados ou processamento foi realizado, então a comida não é mais considerada um alimento integral. O processo de pasteurização do leite não é considerado um processo natural e leite pasteurizado ainda é considerado um alimento completo .

Alimentos orgânicos: o que são? Os alimentos orgânicos referem-se a aves, carnes, laticínios e ovos que vêm de animais que são livres de antibióticos e hormônios de crescimento. Frutas e legumes orgânicos são aqueles que nunca foram tratados com pesticidas, radiação ionizante ou bioengenharia.
Para ser certificado como orgânico, geralmente há fiscais que visitam as fazendas e plantações que crescem e processam estes alimentos. Após a inspeção, se os locais estão dentro dos padrões pré-estabelecidos, é dado o certificado de orgânico. Para ser 100% orgânico, um alimento deve conter todos os ingredientes cultivados organicamente. Para ser rotulado como orgânico, um alimento deve conter 95% de ingredientes orgânicos. Cinco por cento destes ingredientes pode ser não-orgânicos, mas não podem conter sulfitos. Para ser rotulado como “feito com ingredientes orgânicos”, o alimento deve conter pelo menos 70% de ingredientes orgânicos . Os restantes 30% de
ingredientes podem ser não-orgânicos, mas não podem conter sulfitos.Para alimentos de origem animal serem rotulados como orgânicos, o animal deve ter acesso ao ar livre e estar livre de hormônios de crescimento. Os alimentos orgânicos são considerados mais saudáveis do que alimentos  não-orgânicos, porque eles não contêm quaisquer pesticidas ou produtos químicos. Além disso, certos alimentos orgânicos têm demonstrado que têm maior quantidade de vitamina C e proteínas do que  suas contra partes não- orgânicas. As pesquisas mostram que os animais alimentados organicamente tendem a ser mais saudáveis do que os animais que são alimentados com alimentos não orgânicos. Além dos benefícios humanos de alimentos orgânicos, alimentos orgânicos também beneficiam o meio ambiente. As fazendas orgânicas não produzem pesticidas ou fertilizantes, que muitas vezes podem acabar em rios, lagos ou riachos. Estes produtos químicos podem contaminar a água potável e destruir habitats naturais de animais. Certos pesticidas são tóxicos e podem causar problemas de saúde, tais como a doença de Parkinson, câncer, desordens reprodutivas e problemas respiratórios.

Alimento Natural x Orgânico: qual a diferença? Há uma enorme diferença entre um alimento rotulado como “natural” e que é rotulado como “orgânico”. Infelizmente, esses dois títulos acabam indo para o mercado sem diferenciação para o consumidor, até o ponto onde ninguém parece ser capaz de determinar qual é qual, criando uma grande confusão para as pessoas que estão verdadeiramente preocupadas com a compra do melhor e os produtos mais saudáveis disponíveis. Basicamente, a diferença entre o natural e orgânico decorre de uma designação oficial estabelecida pelos órgãos responsáveis pela fiscalização de alimentos ao redor do mundo. Existe uma posição oficial sobre os alimentos orgânicos, como vimos acima, e sua produção tem fiscalização e regulação legal pelo Ministério da Agricultura. Apesar de existirem vários critérios para alimentos orgânicos para serem rotulados como “orgânicos”, a comida deve ter sido cultivada sem o uso de fertilizantes e pesticidas sintéticos (com algumas raras exceções), os antibióticos, a irradiação, a engenharia genética, ou hormônios de crescimento. Além disso, a agricultura biológica envolve sistemas de cultivo que aumentam a biodiversidade, os ciclos biológicos e a atividade biológica do solo . Por outro lado, alimentos naturais não têm supervisão legal ou federal, e não são definidos por qualquer lei ou critérios. Enquanto é normalmente exigido que os produtos listem os ingredientes na ordem decrescente de concentração, não há qualquer indicação oficial para a quantidade de ingredientes naturais que alimentos devem conter para serem considerados como “natural”. Um alimento rotulado “natural” é geralmente considerado que tem menos conservantes e aditivos químicos do que outros tipos de alimentos processados , no entanto, uma vez que não há maneira de supervisionar legalmente o produto, não há a certeza de resposta.

Fonte: estilovegan.com.br

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