Home / César Magalhães / 11 coisas que todo mundo tinha em casa na década de 80 e deveria continuar tendo

11 coisas que todo mundo tinha em casa na década de 80 e deveria continuar tendo

 

11 coisas que todo mundo tinha em casa na década de 80 e deveria continuar tendo .  Muitas mudanças aconteceram de lá para cá, mas alguns itens permanecem tão úteis quanto antes.

A vida há 30 anos atrás era bem diferente do que é hoje. Na década de 80, a tecnologia estava começando a fazer parte do cotidiano, o Brasil ainda era tricampeão mundial no futebol e John Lennon havia acabado de morrer. De lá para cá, o mundo mudou ainda mais e alguns bons itens que marcaram época foram substituídos por opções mais modernas e eficientes. Mas será que precisava ser assim? Na verdade, existem objetos que até hoje podem ser muito úteis para a sua casa e para a sua vida.

Vitrola – Após a invenção dos CDs, dos arquivos e da nuvem, o vinil está de volta ao mercado. Com ondas sonoras analógicas, quase não há perdas entre a gravação e a reprodução, o que torna o vinil mais encorpado e adorado pelos amantes da boa música. Para suprir essa demanda, as saudosas vitrolas voltaram a ser comercializadas, e por altos valores. Se você guardou a antiga vitrola da família, um reparo e uma limpeza vão permitir que você desfrute dos seus artistas favoritos com mais qualidade.

Filtro de barro – Um dos primeiros produtos criados pela indústria nacional devido à baixa qualidade da água no século passado, o filtro de barro foi recentemente substituído pelos purificadores de água elétricos com dispositivo de tratamento embutidos. No entanto, o velho filtro de barro, com uma camada de cerâmica porosa, uma porção de carvão, outra camada de prata coloidal e o uso de um produto bactericida, continua sendo uma solução barata e eficiente para filtrar a água para consumo humano.

Câmera fotográfica – 
A evolução do analógico para o digital e a redução no tamanho dos equipamentos fotográficos tornou quase impossível encontrar uma câmera fotográfica nas mãos dos entusiastas, já que a maioria utiliza o próprio celular para as fotos. Enquanto que os smartphones são muito mais portáteis, a câmera digital vence no quesito qualidade de imagem pois possui lentes, sensores e processadores superiores. Já as câmeras analógicas são ideais para praticar técnicas de fotografia e ficar ansioso pela revelação.

Potes de mantimento – Para muita gente, hoje é mais fácil, prático e rápido se alimentar fora de casa ou solicitar o delivery das refeições. No entanto, adotar esse hábito com frequência pode prejudicar o orçamento e a saúde O ideal é preparar as refeições em casa, assim como eram feitas antigamente. Os recipientes para guardar mantimentos são essenciais para conservar os alimentos antes do preparo e armazenar o que restou para ser aproveitado em outro momento.

Sacola de feira – Na década de 80, esse item colorido era carregado sempre que alguém ia a feira, armazém ou vendinha para comprar suprimentos para a casa. Tempos depois, ele foi substituído pelas inúmeras sacolinhas plásticas oferecidas gratuitamente nos mercados e supermercados.  Com a restrição da distribuição de sacolas plásticas em mercados e com o impacto ambiental que elas causam, a sacola de feira – ou outro tipo de eco bag – voltou a fazer parte da rotina, um hábito que ainda deve crescer bastante.

Mapas – Com o surgimento de mapas cada vez mais completos à disposição no computador e no celular, a necessidade de usar um mapa de papel foi diminuindo. Entretanto, esse é um hábito que vale a pena ser resgatado. Os mapas são essenciais para ampliar os conhecimentos geográficos, melhorar as percepções espaciais e trabalhar conceitos matemáticos. Além disso, um livro sobre o assunto na mesa de trabalho ou um grande mapa pendurado na parede são formas contemporâneas de decorar o lar.

Álbum de fotos – Como as maiorias das fotos são tiradas por câmeras digitais ou de celular, dificilmente elas são impressas, ficando restritas aos equipamentos tecnológicos ou às redes sociais. De fato, nesses espaços é possível armazenar milhares de imagens, mas o álbum de fotos tem sua importância. Um álbum de fotos físico é a melhor escolha para preservar memórias, contar histórias e reunir a família. Além disso, é uma forma infalível de preservar os principais momentos da sua vida, já que a tecnologia está sujeita a falhas.

Jogos de tabuleiro – Com videogames cada vez mais modernos, é difícil resistir à tentação de jogar nos dispositivos tecnológicos. A boa notícia é que os jogos de tabuleiro estão voltando à moda e já ganharam até mesmo espaços especializados para a diversão em diversas cidades do país. Jogos de tabuleiro são capazes de exercitar a mente, estimulando habilidades como a concentração, o raciocínio lógico, a cognição e a inteligência emocional. Eles são úteis especialmente ao público infantil.

Ventilador – Os ventiladores eram onipresentes nas casas durante todo o verão. Em muitos lugares ele ainda é utilizado, mas, com a popularização do ar condicionado, ele tende a ser deixado de lado, apesar de seus benefícios. Esse aparelho é muito mais econômico, tanto na hora da compra quanto na hora do uso. Ele é mais fácil de limpar e pode ser usado com as janelas abertas, o que evita a presença de microrganismos nocivos no ambiente.

Pôster – Na década de 80, eles estavam presentes nas paredes dos quartos de todo adolescente. Depois disso, foram sumindo aos poucos e agora retornam como tendência de decoração de diversos ambientes e uma forma simples de revelar suas preferências a suas visitas.

Esterilizador de ar – Antes mesmo dos purificadores e umidificadores de ar chegarem ao mercado, o esterilizador já marcava presença nas casas das famílias, especialmente daquelas que conviviam com a poluição nas grandes cidades ou que tinham filhos doentes.

O esterilizador de ar é essencial até hoje para manter o ambiente livre dos microrganismos que causam alergias, irritações e doenças respiratória. Ele também elimina odores e fungos e ajuda na conservação de itens como livros, roupas e sapatos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.Campos obrigatórios são marcados *

*

%d blogueiros gostam disto: